DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!

DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!
Whats (43) 9 9979-8834

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Santana oferece Internet de graça a 1,5 mil usuários

Programa “Santana Digital” existe há dois anos e já beneficia boa parte da população da cidade que tem IPTU em dia; prefeitura estuda implantação do programa na área rural do município

Agência Criativa
Por Danilo Felipe

Se Internet gratuita é um sonho distante na maioria dos lugares, em Santana do Itararé ela é já realidade há cerca de dois anos, pelo menos para 1,5 mil dos pouco mais de 5,5 mil habitantes do município. Por meio do programa “Santana Digital”, o município oferece Internet a custo zero para a comunidade por meio de três antenas, que garantem o sinal gratuito a boa parte da cidade.

Interligadas por sinal wireless na frequência de 5,8 GHz e transmitidos à população na frequência de 2,4 GHz, via ondas de rádio, as torres enviam sinais que atingem o centro da cidade, a região do centro cívico e o bairro Tijuco Preto. O programa “Santana Digital” foi regulamentado pela lei municipal nº 25/2010 e há a proposta de implantação nas regiões rurais do município.

No entanto, para ter acesso livre à rede, o cidadão tem de estar com o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em dia. O projeto, que teve início em 2009, foi uma das maneiras de incentivar a quitação do tributo, segundo o gestor de Convênios Edson Luiz Delsoto. “Muitos estudantes começaram a cobrar de suas famílias o pagamento do IPTU para poderem acessar a Internet”, explicou.

Além de estar com os débitos com o município em dia, o morador precisa ainda adquirir alguns equipamentos básicos como uma antena no valor de R$ 80 e placas wireless na frequência indicada. De acordo com Delsoto, no início, poucas residências possuíam antenas receptoras do sinal de Internet.

O investimento no programa foi de R$ 40 mil e é mantido pela prefeitura, por meio do prefeito José de Jesus Isac. Para complementar o programa, o município oferece ainda um curso multimídia, onde a população recebe cursos gratuitos de informática básica.

O prefeito afirmou que o objetivo é incluir digitalmente a comunidade de Santana do Itararé e também levar informação e tecnologia a todas as pessoas, sem distinção. “A população agora pode ter acesso a informações em tempo real e ficarem mais antenadas com o mundo. Além disso, a Internet pode ser uma ferramenta indispensável para pesquisas escolares e também para manter contato, por exemplo, com familiares que moram longe”, observou Isac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou assinados, não refletem a opinião do Blog.